Esgoto despejado na praia causa reclamações em Angra dos Reis, RJ

17 de fevereiro de 2016

Moradores da Vila Velha, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, reclamam do esgoto sem tratamento que é despejado na praia. No mesmo córrego, que deságua no mar, a água limpa de uma nascente, que fica na parte alta do bairro, se mistura com a sujeira que transborda do sistema de captação.
“Quando a maré enche mesmo, você vê aquela mancha na água. É até perigoso o pessoal colocar toalha para curtir um sol, é muito complicado”, disse o torneiro mecânico José Luiz Duarte.
A qualidade da água não é analisada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e por isso não é possível saber se a praia está imprópria para o banho. Mas com tantos problemas, quase ninguém se arrisca a entrar no mar. “Eu sirvo bebidas, sirvo porções e acaba que atrapalha os meus clientes”, disse o comerciante Flávio Rodrigues Pereira.
Existe uma estação de tratamento perto da praia, mas segundo os moradores, nem sempre os equipamentos estão funcionando. Uma marca na areia mostra por onde o esgoto passa quando o sistema para de funcionar.
“O mau cheiro é insuportável. O pessoal que mora perto aí, na hora de refeição incomoda muito. Quando a gente joga um futebolzinho, dá coceira na perna, aparece uma ferida. É tudo devido ao esgoto mal planejado”, reclamou o segurança Leonardo Rodrigues Veríssimo.
Quem mora por perto tem que aguentar o cheiro ruim. A casa do comericante Eraldo da Silva fica bem ao lado da estação. “Quando estamos almoçando, um lazer com a família, um churrasquinho, ninguém consegue ficar sossegado aqui”, afirmou.
Procurado pela produção do RJTV, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou que a estação de tratamento foi projetada para receber o volume de esgoto da comunidade da Vila Velha, mas está recebendo uma alta quantidade de águas pluviais. O Saae informou também que será feito um trabalho de conscientização com os moradores, sobre a importância de não fazer ligações clandestinas.


[ssba]

contato

Telefones

(41) 3338-1122

(41) 3338-2131

(41) 99653-0909

E-mail

tubolar@tubolaronline.com.br

tubolaronline@gmail.com

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta

8:30 ao 12:00 e 13:30 às 17:30

Rua Raposo Tavares, 2000 - Pilarzinho

Curitiba / PR - Brasil

CEP: 82.100-000

Responsáveis técnicos

Marcos Schlottag - CREA 119881-D/PR

Elizandra Schlottag - CAU A76723-9/PR